Ayurveda

Os objetivos da medicina ayurvédica são a prevenção de desequilíbrios nos sistemas corporais, o fortalecimento do sistema imunitário, o aumento do bem-estar geral e vitalidade e, o retardar do processo de envelhecimento.

De acordo com a Ayurveda, a saúde resulta da interação harmoniosa entre o corpo, a mente e o meio envolvente. Quando esta interação se altera, ocorre a doença.

Na Ayurveda, cada ser humano é um fenómeno único de “Consciência Cósmica” a qual é manifestada através dos cinco elementos básicos da natureza (terra, água, fogo, ar, éter ou akasha).

O corpo é  composto por 3 energias que determinam a forma física e mental de cada indivíduo e são designadas de doshas: vatta (ar e éter), pitta (fogo e água), kaffa (água e terra). Cada um de nós tem a sua própria proporção de cada um destes três elementos, para formar 7 combinações ou constituições básicas:

Vata
Pitta
Kapha
Vata-pitta
Pitta-kapha
Kapha-vata
Vata-pitta-kapha

Este seria o estado natural do equilíbrio corporal. Contudo, hábitos pouco saudáveis, tais como uma dieta incorrecta, stress, emoções negativas, falta de exercício físico e poluição ambiental, levam à perda de harmonia e ao estabelecimento da doença.

Nos casos em que o corpo está desequilibrado ou doente, a medicina ayurvédica trata de re-estabelecer o equilíbrio através de diferentes opções terapêuticas. As 5 terapias ayurvédicas clássicas mais aplicadas:

Abhyanga – massagem corporal completa com óleo quente

Shirodhara – aplicação de óleo quente na fronte

Svedhana – detox corporal or transpiração
Nasya– tratamento através do nariz

Basti – sistema de limpeza do intestino

Estas e outras terapias, deverão ser acompanhadas de uma dieta específica prescrita, suplementos alimentares e yoga.

Para mais informações por favor contacte a Federação Portuguesa de Yoga

Consulte também a página do Curso de Ayurveda