Yoga Contemporâneo

yoga_contemporaneo1

Na sua evolução desde a antiguidade à modernidade o Hatha yoga tem sofrido diversas transformações. As modificações mais significativas têm ocorrido nas últimas décadas em grande parte para melhor se adaptar à cultura dos praticantes ocidentais. Dos muitos estilos de Hatha yoga disponíveis actualmente, abaixo encontram-se alguns dos mais populares.

Hatha yoga foi popularizado na América a partir de 1947 quando Indra Devi, uma aluna de Shri Krishnamacharya (pai de T.K.V Desikachar) abriu o seu centro de yoga em Hollywood. Shri Krishnamacharya foi um grande representante do Hatha yoga tendo como alunos T.D.V. Desikachar, B.K.S. Iyengar e Pattabhi Jois entre outros.

Ananda Yoga – Tendo as suas origens em Paramahansa Yogananda, este estilo foi desenvolvido pelo Swami Kriyananda, um dos seus discíplos. Este tipo de yoga é suave tendo como objectivo preparar o praticante para a meditação, através de afirmações associadas às diversas posturas e exercícios de canalização de energia para os diversos órgãos e partes do corpo, desenvolvidos em 1917 por Paramahansa Yogananda.

Ashtanga Yoga – No yoga clássico Ashtanga significa ´oito ramos´ e refere-se ao Yoga de Patañjali exposto no Yoga-Sûtra. No Hatha yoga contemporâneo existe um estilo de prática introduzido por Pattabhi Jois (aluno de Shri Krishnamacharya) que também é conhecido por Ashtanga yoga. Este estilo de yoga, é uma forma dinâmica do Hatha yoga no sentido de haver um fluir vigoroso à medida que o praticante passa de uma postura para a outra sem parar. Este estilo de yoga não deve ser confundido com o Ashtanga yoga exposto no Yoga-Sûtra de Patañjali.

Bikram Yoga – Conhecido pelo “yoga das estrelas” este estilo de Hatha yoga é praticado particularmente nos Estados Unidos tendo partido de Beverley Hills. Actualmente Bikram Yoga é mais conhecido por “hot yoga” porque é praticado a altas temperaturas (entre 38º-41º), sendo composto por uma serie de 26 posturas que são praticadas numa sequência específica. Bikram Yoga foi desenvolvido por Bikram Choudhury e tem as suas origens em Bishnu Gosh, o irmão de Paramahansa Yogananda.

Yoga Integral – desenvolvido pelo Swami Satchidananda, um aluno de Swami Sivananda de Rishikesh na Índia. Este estilo de yoga tem como objectivo integrar os vários aspectos do corpo e da mente através das posturas, técnicas respiratórias, relaxação profunda e meditação.

Iyengar Yoga – B.K.S. Iyengar criou este estilo de yoga no princípio do século XX. Este estilo de yoga concentra-se principalmente na importância da precisão do alinhamento físico durante a execução das posturas. Neste estilo de yoga utilizam-se blocos, cintos e outros suportes para ajudar o praticante a atingir o alinhamento e precisão físico. B.K.S. Iyengar era cunhado e aluno de Shri Krishnamacharya.

Kripalu Yoga – Este tipo de yoga foi inspirado em Kripalvananda e desenvolvido pelo seu discíplo Yogi Amrit Desai. Este estilo de yoga divide-se em três etapas: na primeira etapa o alinhamento da postura e a coordenação do movimento com a respiração são os elementos mais importantes, na segunda etapa a meditação é introduzida na prática e os praticantes ficam nas posturas mais tempo, e na terceira etapa a prática das posturas torna-se uma meditação em movimento espontânea.

Kundalini Yoga – Yogi Bhajan, um sikh introduziu este tipo de Hatha yogacujo objectivo é despertar o poder da serpente (kundalini) através de posturas, pranayamamantras e meditação. Os praticantes de Kundalini yoga frequentemente cantam sílabas e fazem respirações rápidas (respiração do fogo) enquanto estão estáticos nas posturas.

Sivananda Yoga – criado pelo Swami Vishnudevananda, discípulo de Swami Sivananda. Este estilo de yoga inclui uma serie de doze posturas, surya namaskar (saudação ao sol), respiração e mantras.

Vinyoga – Este estilo de yoga foi criado por Shri Krishnamacharya e é o estilo ensinado pelo seu filho T.D.V. Desikachar. Vinyoga funciona com a técnica ´vinyasa krama´ (sequência fluída). O objectivo não é atingir o alinhamento perfeito no exterior, mas sim praticar de acordo com a capacidade e necessidade de cada indivíduo. A respiração é um aspecto importante do vinyoga, pois é cuidadosamente coordenada com o movimento e posturas.