Raquel Lopes tomou posse como Presidente da Direção da FPY a 10/01/2025.
Conheça os restantes membros dos órgãos sociais – https://federacaoportuguesayoga.pt/corpos-regentes/
Ao longo destes 10 anos, foram muitas as conquistas e gostaria de salientar algumas:
– a entrega da proposta de regulamentação da profissão e formação na Assembleia da República e os consequentes contactos com o Ministério do Trabalho, uma verdadeira odisseia, que tem implicado muita resiliência e persistência;
– o início do processo (que se adivinha longo e moroso) de caracterização do sector do Yoga em Portugal, trabalho muito pertinente que, nos últimos 4 anos, ainda só deu os primeiros passos;
– a participação muitíssimo activa na União Europeia de Yoga enquanto membro efectivo, que nos permite ter, já há 4 anos, uma professora federada no estreito quadro directivo da organização e ter actualmente 4 professoras federadas a trabalhar de forma voluntária e muito activa nesta organização;
– a certificação da FPY como entidade formadora reconhecida pela DGERT, a reformulação do Curso de Professores de Yoga e o lançamento dos Curso de Instrutores de Yoga, dos Cursos de Especialização em Yoga para Crianças e Seniores, do Curso de Yogaterapia e, agora, do Curso de Ayurveda;
– os diversos projectos de investigação a decorrer no âmbito do protocolo com o Centro de Investigação em Qualidade de Vida, que visam comprovar cientificamente a eficácia das técnicas yóguicas;
– o contributo para a memória viva da tradição de Sri Sri Sri Satchidananda Yogi e da tradição do Mestre Georges Stobbaerts;
– não menos importante, mas menos visível, a organização interna que levou à produção de regulamentos, como o regulamento de admissão e exclusão de associados, o regulamento das menções honorífica, entre outros, e à atualização dos estatutos;
– o contacto estreito e sempre pautado pelo espírito colaborativo com entidades que enformam a comunidade yóguica e com outras instituições públicas e privadas;
– o apoio aos associados e a entidades ou pessoas fora do contexto federativo que, quase diariamente, contactam a federação para esclarecimento de dúvidas, observações, sugestões…
Apesar de ainda haver muito a fazer, de existir espaço para aperfeiçoamento, sinto que estes 10 anos de trabalho deram importantes frutos e, por isso, neste momento de despedida, parece-me imprescindível lembrar com gratidão todos aqueles que contribuíram para estes resultados.
Começo por evocar a omnipresente Joana Santos, responsável pela coordenação e gestão da formação e pela secretaria, e duas colegas de direção que fizeram lado-a-lado comigo esta caminhada de 10 anos: Ana Pereira e Paula Paquim. Obrigada por nunca desistirem, nem mesmo quando a vontade de desistir apertava. 10 anos é imenso tempo. Muita coisa acontece nas nossas vidas, muitas mudanças ocorrem… mas prevaleceu sempre o compromisso e sentido de responsabilidade e isso merece um inestimável louvor.
Estendo este agradecimento a todas as restantes colegas de direção, que, num determinado momento, foram cruciais para o trabalho federativo. Cada uma delas fez a diferença e deixou marca na FPY. Por ordem alfabética (como todas as listagens que vou apresentar): Ana Faria, Cristina Ferreira, Inês Mendonça, Luísa Gil, Margarida Louro, Rosa Vaz, Sandra Custódio e Tânia Ribeiro. Aos nomes de todos os elementos da direcção há ainda a somar o precioso contributo activo de maridos, irmãos e filhos, que importa também agradecer.
E para ser justa, tenho de alargar esta bolha de gratidão a cada um dos restantes elementos que formaram os órgãos sociais FPY entre 2014 e 2025, uns mais activos que outros, alguns extremamente activos, todos importantes:
Ana Mota, André Moreiras, Ângela Dinis, Carla Costa Santos, Eugénia Moreiras, Isabel Cristina, Lúcia Rosa, Manuela Freixial, Maria João Búzio, Marília Bacanhim, Nuno Freitas, Patrícia Farinha, Rosa Martins, Rosário Oliveira, Rosinda Brandão, Sérgio Barata, Vanda Santos e Verónica Marques.
Deixei para o fim, porque preciso de destacar, o enorme empenho do presidente da Mesa da Assembleia, Amândio Figueiredo, e do conselho fiscal: António Delgado, Elizete Jardim e João Peres. Os seus contributos foram preciosos e, por isso mesmo, a nova lista não poderia deixar de os contemplar.
Fora dos órgãos sociais, começo por me inclinar perante a minha querida guru Ruth Huber, conselheira inestimável, na FPY e na vida.
E recordo ainda os nomes de pessoas que deram um importante contributo para o projecto federativo ao longo destes 10 anos, alguns de forma contínua e permanente, outros num momento específico desta caminhada. A todos, o meu carinhoso obrigada:
Alexandra Prazeres, Amália Rosa, Ana Casas, Ana Oliveira, Atul Mulji, Bertila Ribeiro, Catarina Silva, Clara Branco, Elizabete Marianito, Fátima Fidalgo, Graça Fosco, Inês Gouveia, Inês Paquim, Joana Pereira, Jorge Morgado, Lucília Moreira, Luís Miguel Barreiro, Magali Stobbaerts, Manuel Filhó, Maria João Martins, Marie Foucher-Bénedict, Mário Moreira, Miguel Teixeira, Patrícia Portugal, Raquel Lopes, Rita Martins e Walter Ruta.
E porque é impossível nomear todos, deixo ainda o meu agradecimento global aos formadores dos cursos, seminários e workshops na FPY; aos professores que voluntariamente colaboraram em Festivais e Jornadas; aos parceiros dos diversos projeto; aos tradutores voluntários de seminários, livros e outros documentos…
Por fim, quando, na verdade, devia ter sido em primeiro lugar, tenho tudo a agradecer ao meu marido, Ricardo Branco, e aos meus pais e irmãos, pelo apoio que me deram, pelo encorajamento contínuo e pela ajuda concreta nas horas em que não pude estar com os meus filhos. Só graças ao apoio deles foi possível assumir esta função, ao mesmo tempo que vivia, por duas vezes, a maternidade. Muito obrigada, em especial, à minha mãe e ao meu marido, por me incentivarem sempre a seguir em frente, por me acompanharem incondicionalmente, por me darem asas para voar e chão para repousar. Graças à vida por estes anos felizes.
Faço votos sinceros de que o novo ciclo que se abre seja pleno de sucessos e conquistas. Que possa encher de alegria e realização os corações daqueles que vão agora assumir esta missão. Há muito caminho pela frente, muito espaço de crescimento. Força para seguirem em frente. Muita luz e discernimento nos vossos caminhos. Muito sucesso para cada um de vós. Muito sucesso para a FPY.
Santarém, 10 de janeiro de 2025
Joana Neves de Oliveira
Foi convocada a Assembleia Geral Ordinária e a Assembleia Geral Extraordinária para o dia 10 de janeiro de 2025, 6.ª feira, na sede da FPY (campo infante da câmara, 2000-014 Santarém), nos seguintes horários:
Assembleia Geral Ordinária
às 20:30: Aprovação do plano de atividades e orçamento para 2025
Assembleia Geral Extraordinária
às 21:30: Eleição corpos sociais para o mandato 2025-2028
Neste mês de novembro de 2024, terminámos duas formações de especialização na área do Yoga:
Curso de Yoga para Seniores e Curso de Yoga para Crianças.
Agradecemos a todos os formadores envolvidos e aos formandos que participaram nestas formações.
Yoga para todos!
23 novembro 2024 > 11h00 > Biblioteca de Alcântara José Dias Coelho
Entrada Gratuita
Sessão de Yoga na tradição do Yogi Silencioso de Madras com apresentação do livro Oferece antes de fruir, pelas tradutoras Isabel Cristina e Luísa Gil.
Consulte a nova edição da Añjali Newsletter – https://federacaoportuguesayoga.pt/anjali-newsletter-2024/
Apresentamos o programa da XIV Jornada de Yoga, a decorrer no dia 20 de outubro de 2024, no Museu do Oriente, em Lisboa.
Inscreva-se: https://forms.gle/kQ4Z9bnpaB8TWvZTA
Consulte as edições anteriores aqui: https://federacaoportuguesayoga.pt/jornadas-de-yoga/
Os resultados finais do estudo “Caracterização da variabilidade da frequência cardíaca nas técnicas respiratórias de Yoga”, foram apresentados no II Congresso Internacional de AYURVEDA, organizado pela AMAYUR, e foram publicados na revista Journal of Functional Morphology and Kinesiology.
Já a pensar no próximo estudo, a equipa constituída por David Catela, Cristiana Mercê e Susana Franco (Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém), Júlia Santos (Escola Superior de Saúde -Instituto Politécnico de Santarém) e Joana Oliveira (Federação Portuguesa de Yoga) candidatou um novo projeto ao 5.º concurso CIEQV, tendo este sido reconhecido com o prémio menção honrosa.
A Presidente da FPY, Professora Joana Oliveira, esteve hoje na cerimónia de homenagem a Mahatma Gandhi, organizada pela Comunidade Hindu, em Lisboa.
Feliz Dia Internacional da Não-Violência.
Campo Infante da Câmara (campo da feira)
2000-014 Santarém
E-mail: federacaoportuguesayoga@gmail.com
Secretaria: 2a a 6a feira, das 9h às 13h30
Telefone: 243 321 715
Instituição de Utilidade Pública reconhecida pelo Estado Português