A Massagem Shantala é um tipo de massagem milenar indiana, transmitida oralmente de mães para filhas. Fortemente influenciada pelas tradições do yoga e da Medicina Ayurvédica, sendo especialmente indicada para os bebés.
O nome SHANTALA surge associado à massagem infantil e foi popularizada no mundo ocidental pelo médico obstetra francês Frédérick Leboyer. Que durante a sua estadia de trabalho em Calcutá, em 1976, observou uma jovem mãe, paralítica, com o seu filho sobre as pernas, massajando-o. Ela terá permitido que a observasse e fotografasse enquanto massajava o filho e F. Leboyer baptizou a sequência de movimentos com o nome dessa mulher, Shantala.
Shantala é o mistério do toque saudável e afectivo de acordo com o ritmo do Universo. Através desta massagem comemora-se a vitória da vida que surgiu no Amor, com a transmissão do amor intuitivo e primordial contido no toque, na massagem e na troca energética.
A Shantala, é um carinho com sequência, técnica, direcção, que deve ser repetido no bebé diariamente a partir do primeiro mês de idade. As suas características são o silêncio, a concentração e o Amor. Desenvolve outros tipos de diálogo entre a mãe e o bebé, não verbais (com os olhos e com as mãos).
A Shantala dá o conforto necessário para que o pequeno novo ser, possa sentir-se amado e protegido. É a forma como a mãe pode suavizar a percepção que o seu bebé pode ter do mundo exterior. É também a forma como a mãe pode fazer com que se estabeleça entre ela e o seu bebé a mesma relação de confiança na nutrição que ela lhe dava dentro do seu ventre, assim o bebé saberá que for a do ventre encontrará a mesma energia que o supriu durante os primeiros nove meses de vida.
Porquê massajar o bebé?
Não tem a ver com condição social nem económica, massajar um bebé é um acto de Amor que fortalece e reforça o elo maternal e ajuda a criança a crescer feliz e com maior auto-estima.
A essência da massagem Shantala consiste na intensa e sentida transferência de Amor da mãe para o seu filho, por meio de leves toques e doces manipulações do seu corpo.
O toque é uma forma primária de contacto, conhecimento e comunicação. Tocar É um modo natural de estar em contacto. O toque humano é como um alimento
vital para o bebé. Se não houver uma nutrição correcta, o bebé será prejudicado. O mesmo acontece com o toque carinhoso. Na falta deste, o desenvolvimento emocional e físico será prejudicado.
Benefícios da massagem para bebés
A massagem Shantala pode influir fazendo a criança sentir-se amada e plena. E quem recebe amor, aprende a amar e retribuir isso à sua volta. E será daí que poderá vir uma transformação, pois estes bebés serão adultos equilibrados, tranquilos, inteligentes e que possivelmente contribuirão para a paz no mundo.
“Tocar é a primeira comunicação que um bebé recebe e a primeira linguagem do seu desenvolvimento transmite-se através da pele.” – Montague
“Para um bebé, ser-se massajado é como um alimento. Alimento tão necessário como os minerais, vitaminas e proteínas.” – Leboyer
Para mais informações por favor contacte a Federação Portuguesa de Yoga
Consulte também a página do Curso de Terapeuta em Ayurveda