O período da gravidez na vida de uma mulher é um período muito especial pois é a única altura na vida onde se experimenta a união física diária com outro ser. O corpo da mãe e do bebé estão continuamente interligados.
O bebé depende da mãe durante os nove meses do seu desenvolvimento no útero. Apesar dos médicos e de as parteiras controlarem a saúde da mãe e do bebé durante a gravidez, o yoga traz uma força, calma e um equilíbrio interior que permitem a mulher ultrapassar muitos obstáculos. Uma vez que existe uma ligação tão íntima entre a futura mãe e o bebé, o yoga é uma excelente maneira de aprender a controlar o corpo e a mente durante a gravidez.
O yoga para grávidas tem como objectivo preparar o corpo da mulher para o parto, e talvez ainda mais importante, criar uma estreita relação entre a mãe e o bebé mesmo antes do nascimento. Quando praticado durante a gravidez, o yoga ajuda a construir uma ponte de contacto com harmonia entre a mãe e o bebé e isto tornará os primeiros dias de contacto com o bebé, mais fáceis.
A Prática de yoga durante a Gravidez
Durante a gravidez a prática de yoga é adaptada consoante as necessidades de cada mulher. À medida que a gravidez vai avançando, o corpo da mulher vai mudando, assim como as suas necessidades. O yoga para grávidas leva em conta estas mudanças constantes, e como tal, as âsanas (posições) praticadas, e exercícios são adaptados a cada trimestre da gravidez. A prática das âsanas é suave, fluida, e normalmente acompanhada pela respiração.
As aulas são abertas às grávidas durante todo o período de gestação. Uma aula normalmente baseia-se nas âsanas (posturas) do Hatha Yoga clássico adaptadas para a gravidez, assim como, exercícios específicos para a gravidez e preparação para o parto. Trabalhamos também a respiração, relaxamento, meditação, mantras (som) e mudras (gesto).
A Prática de yoga Pós-parto
No pós-parto a prioridade é recuperar uma boa posição e o centro de gravidade através de exercícios específicos. Os músculos abominais e do fundo das costas devem ser fortalecidos através da respiração profunda em posições apoiadas. A respiração nesta fase é essencial pois dá energia à mãe que está cansada porque por vezes não dorme muito, tem dores pós natais e alimenta o bebé. Os exercícios de yoga praticados nesta fase são suaves e progressivamente aumentados até que a mulher volte à sua forma natural.
Benefícios da prática de yoga durante a gravidez e no pós-parto
Para mais informações por favor contacte a Federação Portuguesa de Yoga
Consulte também a página do Curso de Yoga Pré e Pós-Parto