A Yogaterapia apresenta reconhecido interesse como uma mais valia para o equilíbrio da saúde, quer no que respeita à imunidade, quer como forma auxiliar na recuperação de doenças.
No entanto, a Yogaterapia pode ser também um Método Completo de Terapia para muitos tipos de doenças, fazendo uma abordagem ao paciente de uma forma específica e diferente da medicina ocidental, isto é, da alopatia.
A Yogaterapia vê o paciente como a integração de: corpo, mente e espírito.
Assim, há uma integração de todos os componentes do ser através do conhecimento experimental do verdadeiro eu, restabelecendo a ligação com nós mesmos e a natureza.
A sua abordagem holística e não invasiva, leva progressivamente a:
Partindo da mesma raiz filosófica em que se baseiam quer o Yoga, quer a disciplina tradicional da medicina indiana, Ayurveda, a Yogaterapia toma os pontos de vista Samkya, como base de opção terapêutica “bio-filosófica”.
As abordagens terapêuticas têm em conta os cinco corpos que, segundo o Vedanta, constituem a existência humana:
Adicionalmente ao âmbito do Yoga, associado ao bem-estar, expansão da consciência e auto-realização, a formação em Yogaterapia aprofunda o estudo da anatomofisiologia e psicologia dos ramos particulares (angas) do yoga, classifica e regista o seu resultado, afim de ser usada como terapia.
Para mais informações por favor contacte a Federação Portuguesa de Yoga
Consulte também a página do Curso de Yogaterapia