Yoga para Crianças

Esta formação é aberta a qualquer pessoa, independentemente da sua condição física ou convicção religiosa.

Data limite para inscrições: 30/09/2022

Através do e-mail federacaoportuguesayoga@gmail.com

Seleção de candidato / entrevista: 01/10/2022

Contacto com os inscritos: 03/10/2022

Todos os inscritos são contactados via e-mail. Os inscritos selecionados têm 5 dias úteis para validar a inscrição efetuando o pagamento de acordo com a modalidade selecionada.

Início da formação: 08/10/2022

Programa de Estudo

Objetivos gerais:

Dotar os/as participantes dos conhecimentos, competências e ferramentas necessárias à condução de aulas de Yoga para crianças

Objetivos Específicos:

• conhecer o Asthanga Yoga de Patanjali e aplicar esse conhecimento ao universo infantil
  • reconhecer a importância da prática pessoal de Yoga por parte de um instrutor de Yoga: Shat Karma, Yama, Nyama, Asana, Pranayama, Meditação…
  • conhecer a ética do instrutor de Yoga para Crianças
  • compreender noções de Pedagogia e Didáctica: da preparação à execução e à avaliação de uma aula para crianças
  • ser capaz de adaptar a prática de Yoga a grupos de diferentes idades e necessidades
  • conhecer as especificidades da prática de Yoga na Escola.

Pré-Requisitos:

• 12º Ano;
  • Idade superior a 18 anos;
  • Prática continuada de Yoga superior a 2 anos;
  • Prática regular acompanhada de, pelo menos, duas aulas semanais de Yoga.

Duração:

Calendário:

8 outubro 2022 a 5 março 2023

• 8 e 9 de outubro 2022 (aulas presenciais)
  • outubro 2022 a março 2023 – auto estudo/prática
  • 4 e 5 de março 2023 (aulas presenciais)

Local:

Regime presencial na Sede da FPY (Campo Emílio Infante da Câmara, em Santarém). Há boa acessibilidade rodoviária e ferroviária.

Nota: devido à situação relacionada com COVID-19 poderá ser necessário alterar a formação para regime on-line por tempo indeterminado.

Corpo docente:

Conselho Científico:

Gestora e Coordenadora de formação:

Avaliação:

• Avaliação formativa (40%)
  • Avaliação sumativa (60%)

Os instrumentos de avaliação de cada UC são da responsabilidade do respetivo professor.

Plano Curricular do Curso:

UC 1. Aprofundamento teórico, ético, pedagógico e didáctico. Yoga para crianças de diferentes idades e necessidades (28 horas)

UC 2. Autoestudo (172 horas)

• mínimo de 60 horas de prática de Yoga orientada por um professor de Yoga (preferencialmente federado)
  • leitura da bibliografia recomendada e/ou outra. Elaboração de duas fichas de leitura (30 horas)
  • observação de um mínimo de 6 aulas de Yoga para Crianças
  • condução sob observação de um mínimo de 3 aulas de Yoga para Crianças

Propina:

Modalidades de pagamento disponíveis:

• 475€ (outubro 2022)
  • 2 x 249,50€ (outubro e novembro 2022)
  • 5 x 114€ (outubro a fevereiro 2022)