Curso de Professores de Yoga

No cumprimento do seu dever de entidade de Utilidade Pública com a finalidade de desenvolver, organizar e divulgar o Yoga em Portugal, a Federação Portuguesa de Yoga administra o Curso de Professores de Yoga, reconhecido pela União Europeia de Yoga.

Esta formação é aberta a qualquer pessoa, qualquer que seja a sua condição física ou convicção religiosa.

Dirige-se a todos aqueles que pretendam desenvolver um trabalho sério e rigoroso no campo do Yoga, pois acreditamos que só uma formação séria e rigorosa pode habilitar futuros profissionais a ter um papel activo na importante missão de tornar o Yoga acessível a um número crescente de pessoas, correspondendo assim às necessidades de uma sociedade cada vez mais desestruturada e carente de valores. Pelos laços que ligam o Yoga e a saúde, as formações da Federação têm sido procuradas por pessoas desta área (médicos, enfermeiros, radiologistas, fisioterapeutas, massagistas…), mas também por professores que acreditam ser importantíssimo levar o Yoga às escolas e por muitos outros profissionais que vêem aqui um complemento à sua formação ou uma alternativa a profissões anteriormente escolhidas, mas que hoje não os satisfazem. Esta é, sem dúvida, uma formação segura e reconhecida para uma profissão de futuro! Também têm sido procuradas as formações da Federação por praticantes de Yoga que têm apenas uma motivação: saber mais acerca desta disciplina. Todos são bem-vindos, porque o estudo do Yoga é, no fundo, um caminho de autoconhecimento que nos conduz a nós próprios e que promove o nosso equilíbrio no plano físico, mental e espiritual.

Programa de Estudos da FPY (Reconhecido pela União Europeia de Yoga)

Neste curso, procura-se a associação entre o Oriente e o Ocidente e exploram-se métodos clássicos e contemporâneos, tendo por base os textos clássicos da tradição yóguica, com especial incidência em Yoga Sutra e Bhagavad-Gita. O Yoga é encarado como uma via de auto-conhecimento, logo, são perspectivadas as suas dimensões física, mental, psicológica e espiritual e são aprofundadas práticas essenciais do Hatha Yoga, tais como AsanaPranayama e Dhyana. Aborda-se o Yoga na Gravidez, O Yoga e Saúde Mental, o Yoga para bebés e crianças e o Yoga para seniores.

As disposições aqui consignadas poderão ser sujeitas a alterações por parte da FPY.

Objectivos gerais:

Proporcionar aos alunos inscritos conhecimento, capacidade e atitude para a condução de aulas de Yoga.

Proporcionar aos alunos inscritos ferramentas que contribuam para a sua evolução no caminho do Yoga e para a sua formação contínua.

Pré-Requisitos:

– mínimo de 18 anos;

– mínimo de 2 anos de prática continuada de Yoga (caso não disponha ds requisito, será sujeito a entrevista);

– prática regular acompanhada de, pelo menos, duas aulas semanais de Yoga;

– zelo na prática e forte motivação para se tornar um professor;

– 12º ano (caso não possua esta habilitação, será sujeito a entrevista).

Os candidatos devem preencher um formulário de pré-inscrição e anexar todos os documentos necessários. Se necessário, poderão ser convocados para uma entrevista.

Poderão ser atribuídas equivalências a pessoas que tenham já iniciado a sua formação em Yoga e queiram agora completá-la.

Compromisso:

Espera-se uma prática acompanhada de 2 aulas por semana e uma prática diária pessoal progressivamente maior.

Duração

O curso terá a duração de 4 anos.

Propina:

1000 eur. anuais (três primeiros anos) + 600 (4º ano).

Há possibilidade de estabelecer um plano de pagamento faseado.

Calendário:

(Primeiro fim-de-semana de cada mês, de Outubro a Julho de cada ano)

Local:

O curso terá lugar na sede da FPY, em Santarém.

Há boa acessibilidade rodoviária e ferroviária. Há possibilidade de pernoitar no espaço e acesso a balneários e cozinha.

O Curso é conduzido por:

– dois professores que constituem o Conselho Consultivo: Ruth Huber e Ana Oliveira

– quatro professores que se encarregarão das cadeiras nucleares e que constituem o Conselho Científico e Pedagógico do Curso: Amândio Figueiredo, Magali Stobbaerts, Joana Oliveira e Rosa Martins

– cinco professores responsáveis pelas restantes cadeiras: Ana Gil, Ricardo Martins, Isabel Cristina, Ana Faria e

– onze professores responsáveis pelos seminários: Ruth Huber, Amândio Figueiredo, Magali Stobbaerts, Joana Oliveira, Rosa Martins, Atul Mulji, Rosinda Brandão, Ana Pereira, António Rosado, Abel Correia e Carla Costa Santos

– diversos professores orientadores, que acompanharão os alunos em estágio, no 4º ano

– um representante ou delegado de cada turma, eleito no início de cada ano, que será o responsável pela comunicação entre os alunos e a coordenação, a secretaria e os professores.

– uma coordenadora (Sandra Bento)

– a secretaria da FPY (pessoa responsável: Joana Santos)

Avaliação:

O método de avaliação de cada cadeira é da responsabilidade do respectivo professor.

No final dos primeiros três anos lectivos, cada aluno deve entregar aos professores responsáveis pelas cadeiras de Hatha Yoga e de Ética, Pedagogia e Didáctica um relatório com a descrição da prática individual e orientada, desenvolvida ao longo desse ano lectivo. Este trabalho influi na nota das cadeiras mencionadas.

A média final de cada ano é determinada pela soma das notas finais de cada disciplina dividida pelo número total de cadeiras.

No último ano, o aluno não tem aulas, mas tem estágio e desenvolve uma tese sobre um tema acordado com o conselho científico e pedagógico. O orientador de estágio, seleccionado a partir de uma lista de professores federados fornecida pela coordenação do curso, será responsável pela avaliação do relatório final de estágio que o aluno deverá apresentar no final do ano. A média final deste ano é determinada pela soma da nota final do estágio (atribuída pelo orientador de estágio) e da tese (avaliada pelo conselho científico e pedagógico) a dividir por dois.

A nota final de curso é a média da nota dos quatro anos.

Plano curricular
Total
Prática I:

Hatha Yoga

Shat Karma

Pranayama

Meditação

Mudras

Chanting / Mantra

 

15

15

10

 

15

15

10

10

 

15

15

10

10

140h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

240h+440h

80h

Prática II:

Prática orientada, preferencialm. por professores da FPY* + Prática Individual

80+80 80+100 80+120
Prática III:

Estágio prático (incluindo 45h Pedagogia, didáctica e ética), acompanhado por um professor-orientador da FPY** + Prática Individual

80+140
Índia:

História do Yoga Hindu

Bhagavad Gita

Yoga Sutra

Sânscrito

Ayurveda

 

20

5

 

15

15

5

 

15

15

15

5

110h
Ocidente:

Filosofia

Psicologia do Yoga

Anatomia e Fisiologia

Nutrição

Gestão e Yoga

 

15

16

15

15

5

 

15

14

15

 

 

15

16

15

 

156h
Ética, Pedagogia e didáctica

Ética, Pedagogia e Didáctica

Ética, Pedagogia e Didáctica

Ética e Deontologia

Pedagogia do Desporto

Yoga Gravidez e Pós-Parto

Yoga Bebés e Crianças

Yoga Seniores

Yoga e a Saúde Mental

 

15

 

15

5

5

5

 

10

5

5

65h
Tese Final sobre um tema à escolha e sob orientação de um professor de uma das cadeiras nucleares, sendo que a avaliação deste trabalho será determinada pelo júri formado pelos 4 professores das cadeiras nucleares 150 150h
Total: 146+80+80

306

159+80+100

339

166+80+120

366

150+80+140

370

551+240+ 590

1381h

_________

* Espera-se uma prática de 2 aulas por semana acompanhada, preferencialmente, por professores Federados. Esta prática é custeada pelo próprio aluno.

** O aluno seleccionará, a partir de uma lista fornecida pela FPY, um professor-orientador que acompanhará a sua prática durante o quarto ano de formação. A colocação nos locais de estágio será feita através de uma lista seriada, sendo a ordem determinada pela data de formulação do pedido.

Em harmonia com o Programa de Estudos Europeu (UEY).

Para mais informações contacte a Federação Portuguesa de Yoga