UEY

A União Europeia de Yoga (UEY) foi fundada em 1971 por Gerard Blitz e Andre Van Lysebeth, na Suíça, inicialmente com a designação Union Européene des Fédérations de Yoga (UEFNY). Nesta reunião inaugural, esteve presente a portuguesa Clotilde Ferreira.

A UEY encara o Yoga como uma filosofia e como uma ferramenta para activação do potencial humano através de práticas espirituais, mentais e psicofísicas definidas pelos textos clássicos e pelas actuais escolas de Yoga. O Yoga é ensinado como uma disciplina prática para o ser humano, assim como uma ferramenta para vivermos uma vida plena e verdadeiramente criativa.

É objectivo da UEY ser um ponto de foco na promoção e transmissão da essência do Yoga e das suas tradições de ensino.

A FPY foi, desde Junho de 2011 a Abril de 2016, membro correspondente da UEY. A partir de Abril de 2016, tornou-se membro efectivo, sendo o Curso de Professores de Yoga reconhecido pela UEY.

A FPY participa, com direito a voto, nas Assembleias Gerais da UEY, que acontecem duas vezes por ano: no país de uma das associações membro (Abril) e em Zinal – Suíça (Agosto).

Colabora também na Equipa de Comunicação da UUY, através de reuniões mensais, via Skype.

É delegada da FPY junto da UEY, Joana Oliveira, Presidente da FPY (https://www.europeanyoga.org/en/euy-members/delegates/).

 

 https://www.europeanyoga.org/en/

 

EUY-Logo_2016