Curso para Professores de Yoga para bebés

Este é um curso para professores de yoga e para todas as pessoas que trabalhem/lidem com bebés, organizado pela FPY e pela Birthlight.
A Birthlight é uma organização sem fins lucrativos, fundada por Françoise Barbira Freedman, com sede no Reino Unido, professores em Inglaterra e na Irlanda e com cursos e professores em todo o mundo.
O Yoga para Bebés traduz-se num conjunto diversificado de práticas suaves e interactivas entre o bebé e o adulto, de modo a melhorar o bem-estar e o seu desenvolvimento desde o nascimento até ao terceiro ano de vida.

Em resposta às necessidades dos bebés ocidentais de hoje, mas também como complemento perfeito para a Massagem do Bebé, o Yoga para Bebés inclui um conjunto de práticas diversificadas que convergem para a essência do Yoga – o Estar inteiramente no presente, com a alegria de Ser. Essencialmente, este curso de Yoga para Bebés providencia aos professores métodos e práticas de harmonização baseadas em brincadeiras criativas, ferramentas essas que lhes permitem proporcionar o bem-estar e a confiança entre pais e bebés, com todos os benefícios para a saúde que daí advêm.

A quem se destina o curso
Instrutores qualificados de Massagem para Bebés e visitantes de saúde são os candidatos mais frequentes, mas este curso é aberto a todos os profissionais de saúde que trabalham com bebés e para professores de yoga com experiência de bebés. Não é necessário ter uma qualificação prévia em massagem infantil para se inscrever neste curso.

Conteúdo do curso

O curso consiste em 3 dias de formação, tendo uma duração de 21 horas.
Como todos os cursos da Birthlight, é uma combinação de métodos de teoria, prática e ensino com o objectivo de transmitir prática e confiança aos participantes do curso durante um tempo relativamente curto.
O curso inclui uma apresentação clara dos conhecimentos que os instrutores de Yoga para bebés precisam de ter para ensinar os pais com segurança e competência. O conteúdo dos cursos são constantemente actualizados, a fim de integrar os novos resultados de investigação. O curso aborda os movimentos que facilitam a transição para sentar, gatinhar e andar de pé, utilizando os princípios do yoga, como a não-violência, a observação silenciosa, desprendimento, respeito e compaixão. É dada especial importância ao ensino do relaxamento comum mãe/bebé como forma de ajudar os pais a libertarem a tensão e permitir que bebés e pais relaxem.

Avaliação do curso

A avaliação consistirá num exame prático simples, durante o qual os estudantes irão leccionar parte de uma aula de yoga para bebés, e numa avaliação teórica, que consistirá nos trabalhos realizados posteriormente aos 3 dias de curso. Estes trabalhos consistem em:

  • Teste de avaliação com 10 perguntas + 1 redacção curta.
  • Planos de sessões/aulas de grupo x6 (pelo menos 3 pais com bebés ou 3 sessões de grupo e 3 sessões individuais).
  • Relatórios de sessões de grupo x6
  • Planos de aulas individuais x4
  • Relatórios de sessões de aulas individuais x4
  • Sinópse de um livro ou DVD
  • Observação de outras aulas x4
  • Feedback de outro professor pelo menos para 2 sessões
  • 2 cópias de todo o trabalho entregues – a segunda cópia pode ser em CD
  • A sua fotografia deve ir anexada ao trabalho de curso.

Os trabalhos finais dos estudantes serão cuidadosamente avaliados e sobre cada um tecidos comentários construtivos, destinados a melhorar os seus ensinamentos práticos e teóricos. O diploma apenas será atribuído após a avaliação destes dois aspectos – teórico e prático.

Para mais informações por favor contacte a Federação Portuguesa de Yoga