Manifesto de apoio à Comunidade do Yoga em Portugal

Porfederacaoportuguesayoga@gmail.com

Manifesto de apoio à Comunidade do Yoga em Portugal

Manifesto de apoio à Comunidade do Yoga em Portugal

A Federação Portuguesa de Yoga (FPY):

  • Fundada no ano 2000, tem como objectivo promover o yoga e as filosofias afins. A FPY celebra a diversidade de tradições de prática de yoga e a sua evolução, desde a antiguidade à modernidade, que levou ao aparecimento dos mais variados estilos que reconhecemos actualmente.
  • É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, independente dos partidos políticos e das instituições religiosas, reconhecida pelo Estado Português como Entidade de Utilidade Pública Nacional. A FPY empenha-se continuamente em cumprir o seu dever de servir a comunidade do Yoga, procurando ir ao encontro das necessidades e expectativas dos praticantes e professores, actuais e futuros.
  • Organiza-se e prossegue as suas actividades de acordo com os princípios ética do Yoga (yama e niyama), da liberdade, da democraticidade, da representatividade e da transparência;
  • É membro da União Europeia de Yoga, instituição com 46 anos de existência constituída por federações representantes de 12 países europeus e que estabelece os Referenciais de Formação de Professores de Yoga, contribuindo para o rigor e segurança da prática e ensino de Yoga numa abordagem holística;
  • Encontra-se actualmente a trabalhar uma proposta de regulamentação da profissão de professor de yoga em Portugal, juntamente com outros professores provenientes de diferentes escolas e tradições ou a operar como independentes. Esta proposta será revista por um Conselho de Veteranos, grupo de professores que ao longo de várias décadas têm dado um contributo de elevado valor no âmbito do ensino do yoga, e posteriormente, apresentada publicamente a todos os professores de yoga, antes de ser submetida para aprovação na Assembleia da República. Só com a colaboração de todos será possível integrar nesta proposta as especificidades inerentes a cada tradição e estilo de prática, de forma a que todos os professores se possam rever nesta lei e nela possam identificar a essência do que é o Yoga.

Neste Manifesto, a FPY pretende reforçar o seu compromisso de apoio à Comunidade do Yoga em Portugal e apelar à participação de cada um, independentemente da sua filiação, para que juntos possamos construir uma proposta de regulamentação mais consistente e que sirva de forma abrangente toda a sociedade portuguesa.

Federação Portuguesa de Yoga

Julho de 2019

Sobre o autor

federacaoportuguesayoga@gmail.com administrator

Deixar uma resposta